quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conceiçã Oliveira quer o Bi do Circuito Caixa em Belo Horizonte


Fundista, vencedora em 2009, luta para manter a liderança do ranking e recuperar a hegemonia brasileira na disputa feminina; prova será neste domingo(29/5).

São Paulo - Única brasileira a vencer o Circuito de Corridas CAIXA em Belo Horizonte, Conceição Oliveira volta à capital mineira, neste domingo(29/5), para defender a liderança do Ranking CAIXA/CBAT. Com percursos de 5km e 10km em torno da Lagoa da Pampulha, a disputa desafia as competidoras a quebrar o recorde da queniana Anne Cheptanau Berwe, que fez 34min17, em 2008. A atleta que conseguir ganhará o prêmio extra de R$ 1.000,00, instituído nesta temporada.
A piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira ficou na história da etapa mineira do Circuito CAIXA ao vencer a prova em 2009, com 34min34 - tempo próximo ao da recordista queniana. Depois da ausência em 2010, quando outra queniana(Ednah Mukhwana) conquistou a vitória, a fundista vai para a disputa deste domingo disposta "a voar" na Pampulha, que tem um dos percursos mais rápidos da competição.
"Estou numa fase de treinos com mais volume, focada na Maratona de São Paulo, e isso me deixa mais pesada.Mas as provas de 10km são boas para ganhar ritmo, velocidade. E Belo Horizonte é excelente, neste sentido", explica Conceição. "Não digo que estou tão bem quanto em 2009, quando fiz realmente uma prova muito boa, até porque é um outro período do ano, mas estou pronta para brigar pela vitória".

Jogo de cálculo e estratégia -
Conceição aponta o calendário cada vez mais apertado do Circuito Caixa, com maior número de provas, como um fator determinante no desempenho das atletas. "Acaba virando um jogo de cálculo e estratégia, de prestar atenção na pontuação e nas chances das adversárias em cada etapa.Alguns preferem disputar menos provas para se preparar melhor, outros exageram.Eu mesma deixei algumas disputas de lado, no ano passado, e acabei ficando com o segundo lugar no ranking,no final da temporada. Quem compete mais soma mais pontos, mas o bom senso de cada uma tem que prevalecer".
Por outro lado, a piauiense de Campo Maior, que mora em Tabpão da Serra (SP) vê com bons olhos os novos horários das provas do Circuito Caixa. "As etapas estão todas começando mais cedo, isso ajuda os atletas a renderem mais, terem um desempenho melhor. Nesta temporada, não vou fugir,não. Vamos ter praticamente uma prova por fim de semana, a partir de agosto, e pretendo participar de todas. Estou há cinco anos brigando entre as primeiras do ranking brasileiro,quem sabe este ano termino na liderança", afirma Conceição, campeã brasileira em 2008 e vice-campeã em 2009 e 2010.
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa é o único a contar com a chancela da CBAT. Suas onze etapas, distribuídas por nove Estados, somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da Caixa para 2011.
O Circuito Caixa é uma realização da HT Sports, com a participação da Caixa Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, além do apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. Em Belo Horizonte, tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e da Unimed BH, além da Supervisão técnica da CBAT e Federação de Atletismo de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário