sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Brasília reúne líderes do Ranking CAIXA/CBAT em prova no domingo

São Paulo - A piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira e o baiano Giomar Pereira da Silva competem neste domingo 6 na 11ª e última etapa do Circuito CAIXA 2011, em Brasília, com o único objetivo de manter a liderança no Ranking CAIXA/CBAT de Corredores de Rua. Outras cinco provas ainda estão programadas para este ano - todas contando pontos para o Ranking.
A goiana Sueli Pereira e o mineiro Gilmar Silvestre Lopes, que ocupam a segunda colocação na classificação geral, também confirmaram presença, o que garante a competitividade da corrida de 10km. A prova terá largada e chegada no Eixo Rodoviário Sul, na altura da quadra 106. O início está marcado para as 8 horas.
"É a reta final e por isso espero fazer outra boa corrida, como em Porto Alegre. Quero encerrar esta competição no pódio", dia Conceição, que soma 370 pontos - 108 a mais que a segunda colocada, Sueli Pereira. "Estou acostumada a correr em Brasília, apesar do tempo seco, que deve atrapalhar um pouco, e da altitude que fica em torno de 1.100m". E o percurso deste ano é plano, dá um bom rendimento aos atletas. Estou até esperando outra quebra de reordes."
Um bom resultado em Brasília pode dar à fundista uma vantagem maior sobre Sueli, assegurando a liderança do ranking - depois de Brasília, restam apenas quatro corridas, cada uma valendo 30 pontos para a vencedora. Também é a chance de Conceição ganhar um período maior de descanso. "Este final de temporada será um pouco cansativo, porque haverá provas em sequência, uma atrás da outra. Vou ver a pontuação depois da etapa de Brasília para saber se já posso comemorar a liderança", explica.
Para Sueli Pereira, que alcançou a vice-liderança do ranking brasileiro com a vitória em Porto Alegre(30/10), somando agora 262 pontos, a etapa de Brasília do Circuito CAIXA também é familiar. A fundista venceu a única edição da prova que disputou, em 2008, quando o percurso era o mesmo desta temporada. Goiana de Jataí, Sueli também conta com a semelhança do clima do cerrado para repetir o feito.
"A Sueli está melhorando a cada prova. Ela foi a melhor brasileira em quatro das últimas provas, e conseguiu voltar a vencer em Porto Alegre(a fundista foi campeã nas etapas de Goiania e Campo Grande, nesta temporada, com recorde nas duas provas, o que deu a ela a condição de brasileira mais rápida do Circuito Caixa em 2011). Claro que a intenção é ganhar mais uma vez, mas o importante é ela manter esse bom desempenho, seguir assim até o final da temporada", diz o técnico Ronaldo Quirino.
Além de Conceição e Sueli, a etapa de encerramento do Circuito CAIXA, em Brasília, terá mais seis fundistas entre as melhores do País nas corridas de rua em 2011: Marluce Queiroz (3ª do ranking,com 247 pontos), Edielza Guimarães(4ª, 240 pontos), Eliane Costa de Jesus(6ª,180 pontos), Vanda Chagas(7ª,179 pontos), Maria Zeferina Baldaia(8ª, 117 pontos) e Roseli Mateus(9ª, 114 pontos).

Brasília parece dar sorte para Giomar Pereira, melhor fundista do País nas corridas de rua em 2011. Ele venceu três das cinco edições das provas disputadas em Brasília, nos mesmos anos em que conquistou a liderança do ranking brasileiro de corredores de rua(2006,2008 e 2009). "Gosto muito de correr em Brasília. Me sinto em casa correndo lá", dia Giomar. Para ele, a prova deste domingo será importante para a conquista do tetracampeonato do Ranking.
As últimas cinco provas do Ranking são as seguintes:
06.11 - Circuito de Corridas da Caixa - 10km - Brasília
13.11 - 10km Rio Corrida Pan-Americana - Rio de Janeiro
27.11 - Meia Maratona de Blumenau - Blumenau SC
04.12 - Volta Internacional da Pampulha - 17,8 - Belo Horizonte
31.12 - Corrida Internacional de São Silvestr - 15 km - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário