segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conceição Oliveira vence Sul Americano em Caracas

Três vezes campeã do Ranking Caixa/CBAT de corredores, Conceição Oliveira obteve no domingo 26, mais uma vitória em sua carreira. Ela ganhou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Maratona, disputado simultaneamente com a Maratona da Integração Latino-Americana, em Caracas, na Venezuela, e venceu a prova.

Conceição fez os 42,195km em 2:53:15 para subir ao ponto mais alto pódio e terminou sete segundos à frente da vice-campeã Ruy Riativa,medalha de prata, representando a Colombia.
"A prova foi excelente, apesar de ser extremamente díficil, com um percurso que começa descendo, mas tem muito sobe e desce na segunda parte. Em um trecho, chegamos quase a mil metros acima do nível do mar".
Com um desafio desses, uma montanha na segunda etapa da prova, quando todas já estariam cansadas, Conceição resolveu partir para uma estratégia arriscada: planejou sair forte no começo para ter tranquilidade para administrar a prova na segunda parte.

Tarefa dada, tarefa cumprida: "Comecei liderando e, aos poucos, contruí uma enorme diferença, cheguei a ter vantagem de quatro minutos e meio sobre a segunda colocada". Para a gente ter uma idéia mais precisa, essa diferença representa uma distância de cerca de um quilômetro...

O problema é que, na maratona, mesmo um quilômetro pode não ser vantagem suficiente para garantir a vitória. E a brasileira aprendeu isso da pior forma possível, levando um susto danado: "A colombiana Ruby Riativa me surpeendeu no final, tirando toda a diferença que tinha colocado no inicio da prova".

De fato, a rival não tirou "toda" a diferença. Conceição ainda pode ir até a linha de chegada de sangue doce: "Eu estava tranquila para assegurar a vitória", diz a corredora de 36 anos, vinda lá de Campo Maior, interior do Piauí. No final, a diferença sobre Ruby foi de apenas sete segundos.

Numa hora dessas, se fosse de meio segundo também estaria ótimo.

"Estou muito feliz por ter colocado o Brasil no lugar mais alto do pódio e com uma sensação de dever cumprido, pois tive muito pouco tempo de preparação.Agora vou descansar e voltar aos treinos com toda garra, porque o ano está apenas começando", completa a maratonista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário