segunda-feira, 26 de março de 2012

Tricampeã brasileira, Conceição Oliveira disputa etapa de abertura do Circuito Caixa



Piauiense faz sua estréia nas provas de 10km em 1º de abril, em Goiânia , depois de iniciar a temporada 2012 como Campeã Sul-Americana de Maratona.



S.Paulo - Conceição Oliveira começou a temporada 2012 mostrando que é forte candidata para fechar, pela quarta vez, o ano na liderança do ranking brasileiro de corredoras de rua - ela já foi campeã em 2005,2008 e 2011. A piauiense venceu o Sul-Americano de Maratonas de Caracas(Venezuela), em fevereiro, ficou com a medalha de bronze na 29ª Corrida Cidade de Aracaju, dia 17, e chega a Goiania, dia 1º de abril, como a adversária a ser batida na etapa de abertura do Circuito de Corridas CAIXA. A prova terá largada às 8 horas na Rua Americano do Brasil, no Parque Areião, e percursos de 5 km e 10 km.

"Vim de uma maratona e uma corrida de 25km, há pouco tempo, numa fase em que ainda estou saindo do treinamento de base. Estou um pouco lenta, mas tenho treinado muito bem, e acredito que até o dia 1º já estarei bem mais rápida, pronta para brigar pelo pódio", explica Conceição, confiante. "A prova de Goiânia será a minha estréia nos 10km nesta temporada e o resultado é uma surpresa. Vai ser como avaliação das minhas condições físicas."

Conceição conta que teve pouco tempo de preparação para as duas provas que disputou neste inicio de temporada. "Fui convidada a participar do Sul-Americano de Maratonas ainda em dezembro de 2011, antes da S.Silvestre, e fiquei indecisa. Estava cansada, tinha planejado férias de pelo menos 30 dias. Mas conversei com meu técnico e decidimos encurtar esse período. Treinei apenas um mês, que considero muito pouco para uma prova longa, mas deu tudo certo. E foi uma experiência única. Subir ao topo do pódio e ouvir o Hino Nacional torna a vitória ainda mais emocionante, faz você sentir que todo o seu trabalho valeu a pena."


Mudança na pontuação para o Ranking Brasileiro
Nesta temporada, a pontuação para a classificação no ranking brasileiro de corredores de rua sofreu alteração. Provas de até 15km continuam valendo 30 pontos, mas as competições mais longas ganharam um valor maior - 33 pontos para percurso de 16 km até meias - maratonas e 40 pontos para as maratonas. Para Conceição, no entanto, a mudança não deve afetar muito os corredores.

"Quem costuma correr meias-maratonas e maratonas fica com uma pontuação maior, mas não pode estar em muitas disputas, porque o desgaste é maior. Já quem participa de corridas de 10 km pontua menos, mas pode correr mais. Por isso, os competidores acabam se equivalendo.O que vai prevalecer é a estratégia de cada atleta", aponta a piauiense, para quem o Circuito CAIXA é uma prioridade.

"Essa é uma competição que eu sempre priorizo, e vou lutar para terminar a temporada na frente, mais uma vez.Mas não planejo em quais provas vou competir. Só quero tentar correr menos neste ano e focar mais em maratonas", que participa do Circuito CAIXA desde 2005 e, em 2011, disputou 21 das 23 corridas que integraram o ranking brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário