domingo, 11 de novembro de 2012

Conceição Oliveira e Leão foram os melhores brasileiros



Na 11ª e última etapa da temporada, Leão e Conceição foram os melhores brasileiros

Brasília - Dois africanos foram os destaques da última etapa da temporada do Circuito de Corridas CAIXA 2012. O tanzaniano Alphonce Feliz Simbu e a queniana Jane Jelagat venceram em Brasília, na manhã deste domingo (11). José Marcio Leão da Silva e Conceição de Maria Carvalho Oliveira, os melhores brasileiros, fica...
ram em terceiro.
O Eixo Rodoviário Sul, caminho para se chegar à Esplanada dos Ministérios, é fechado para os carros aos domingos. Nesta manhã a avenida ganhou um novo colorido com a chegada dos corredores que festejaram a qualidade de vida na etapa final do Circuito CAIXA.
Pontualmente às 8 horas a Elite Feminina largou para o percurso de 10 km, com sol, mas com temperatura amena, de 19 graus. Logo no primeiro quilômetro as duas quenianas, favoritas saltaram à frente e não deram chance às brasileiras, que se conformaram em brigar pelos últimos três lugares no pódio. Jane Jelagat precisou de 35min34 para completar a prova e sua compatriota Thabita Kibet chegou 24 segundos depois. Conceição Oliveira, terceira colocada, venceu seu duelo particular com Roselaine Silva, que chegou em quinto.
"Gostei muito do percurso e me senti bem o tempo todo, tanto que busquei a liderança e não larguei mais", contou Jane que está encerrando sua primeira temporada no Brasil na Maratona de Curitiba, no próximo domingo. No final de setembro ela venceu a Maratona Maurício de Nassau, em Recife, e ficou em terceiro na etapa de Ribeirão Preto do Circuito CAIXA, há duas semanas.
Conceição Oliveira estava muito feliz com o terceiro lugar e por ter superado Roselaine da Souza Silva. "Este resultado foi excelente porque fui a melhor brasileira e reduzi em oito pontos minha diferença para a Rose (Roselaine Silva). Agora estou a 13 pontos do segundo lugar no ranking", explicou a atleta do Palmeiras, que tem pela frente uma sequência grande de provas. Disputa a Maratona de Curitiba e duas semanas depois faz nova maratona, em Macau, na China. Na volta, mais duas competições importantes: Volta da Pampulha e São Silvestre. Questionada sobre fazer duas maratonas seguidas, ela justifica: "Já fiz Porto Alegre e uma semana depois corri em São Paulo. Não recomendo para ninguém, mas como vou representar o Brasil resolvi encarar a China".
No masculino, a história se repete

A corrida da Elite Masculina foi parecida com a feminina. A única diferença aconteceu na primeira metade, quando o corredor do Cruzeiro, José Márcio Leão da Silva, chegou a liderar o pelotão. A partir do sexto quilômetro os dois africanos passaram à frente e venceram com relativa facilidade.
O campeão Alphonce Simbu, da Tanzânia, chegou ao Brasil na sexta-feira e veio direto para Brasília. "Gostei muito da prova e achei a temperatura boa para correr. Além disso, os brasileiros forçaram o ritmo e foram bem competitivos", elogiou o corredor de 20 anos, que ficará no Brasil até a São Silvestre.
O melhor brasileiro na prova, José Márcio Leão, terceiro colocado, estava conformado com o resultado de sua estreia na Capital Federal. "Tentei manter a ponta, mas senti um pouco de cansaço por ter corrido 10 quilômetros no domingo passado, quando venci em Fortaleza", justificou. Os 30 pontos da prova deste domingo consolidam Leão como terceiro colocado no ranking nacional. "Vou disputar a Pampulha e a São Silvestre para lutar pelo pódio, mas já atingi meu objetivo na temporada, que era ficar entre os três melhores brasileiros no ranking", completou.
O líder do ranking, Giomar Pereira da Silva, tentava descobrir o resultado de seu concorrente direto, o companheiro do Cruzeiro, Valdir Sérgio de Oliveira, que competiu no Rio de Janeiro neste domingo. "Acredito que abri mais alguns pontos de vantagem para ele (tinha 21), pois sei que ele não ficou entre os dois melhores brasileiros. Agora vou lutar até o final da temporada para garantir o pentacampeonato brasileiro (venceu em 2006, 2008, 2009 e 2011) correndo a Meia de Blumenau, Pampulha e São Silvestre".

Correndo com o filho

Entre os amadores, o servidor público Marcelo Alves chamou a atenção ao completar os cinco quilômetros. Ele correu empurrando o carrinho com o filho João Marcelo, de 4 anos. "Eu sempre treino empurrando o João Marcelo e neste domingo fizemos juntos nossa primeira corrida", contou. "Ele cobra para irmos treinar, pois adora esporte", acrescenta. Ao ser perguntado sobre seu esporte preferido o garotinho não titubeia: "É triathlon", e garante que também sabe nadar. João Marcelo já disputou sua primeira corrida para crianças e, se depender do pai, será um atleta.
Quando tudo parecia terminado, o barulho da sirene da ambulância e da buzina dos batedores chamou a atenção para o pórtico de chegada. Depois de 1h30min de prova estava chegando a última corredora do Circuito Caixa nesta temporada. Nariam Oliveira Silva, de 60 anos, cruzou a linha carregando a bandeira do Brasil. "Já corri dezenas de provas , mas nunca fiquei em último. Neste domingo estava muito gripada e, mesmo assim, resolvi correr. Depois do quinto quilômetro fiquei sem fôlego e caminhei a última metade do percurso", contou. "Valeu a festa e os aplausos na chegada, o importante é participar", acrescentou e foi logo pegar sua medalha.

Resultados

Masculino
1- Alphonce Feliz Simbu (Tanzânia/Fila/CAIXA) - 29min43
2- Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia/Fila/CAIXA) - 30min00
3- José Márcio "Leão" da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min21
4- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min27
5- Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/CAIXA) - 30min49
6- Kimosop Kiprono (Quênia/Luasa) - 31min20
7- William Salgado Gomes (Luasa) - 31min22
8- Sivaldo SantosViana (M.Calçados/Naval Freitas) - 31min28
9- Carlos do Nascimento (Pé de Vento/CAIXA) - 31min35
10- Janilson Azevedo dos Santos (Gran Cursos/CAIXA) - 31min51

Feminino
1- Jane Jelagat (Quênia/Fila/CAIXA) - 35min34
2- Thabita Kibet (Quênia/Luasa) - 35min58
3- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Palmeiras/CAIXA) - 36min31
4- Marizete Moreira dos Santos (Caso/CAIXA) - 36min51
5- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 37min06
6- Rosiane Xavier dos Santos (Free Corner) - 37min22
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 39min30

Com a disputa em Brasília, o Circuito CAIXA encerrou a temporada 2012 e atingiu a marca de 71 corridas em nove anos de história. A mais importante competição de corridas de rua do País teve 11 etapas - incluindo, além do Distrito Federal, as de Goiânia (1º/4), Uberlândia (12/5), Belo Horizonte (27/5), Campo Grande (3/6), Fortaleza (5/8), Recife (12/8), Porto Alegre (2/9), Curitiba (30/9), São Paulo (14/10) e Ribeirão Preto (28/10) - em nove Estados brasileiros. Com chancela da CBAt, as 11 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os 10 primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal, co-patrocínio da Centauro e apoio da Neptunia Corretora de Seguros. Em Brasília, contou ainda com o apoio da Água Mineral Indaiá, Governo do Distrito Federal e Federação de Atletismo do Distrito Federal. A supervisão técnica é da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa / www.facebook.com/circuitocaixa

Siga a LOCAL no Twitter e curta no Facebook
http://twitter.com/localcomunica
www.facebook.com/LocaldaComunicacao

Local da Comunicação - Juliana Leite
E-mail: juliana@localcom.com.br
www.localcom.com.br
Tels: Juliana (11) 3263-0684, (11) 8457-9704, (11) 7878-6343 e ID 86*84

Nenhum comentário:

Postar um comentário