domingo, 2 de dezembro de 2012

Em 10º, brasileira é melhor atleta ocidental na Maratona de Macau

Entre africanas e asiáticas, uma piauiense no pódio da Maratona Internacional de Macau. O lugar, aliás, parece ser bastante conhecido pela corredora Conceição Oliveira, que terminou a prova, realizada na noite de sábado, em 10º lugar. A atleta, que sabe muito bem o caminho até o pódio, mais uma vez não decepcionou. Conceição foi a melhor atleta ocidental na competição.
A prova feminina teve vitória de Ehitu Kiros, da Etiópia, com o tempo de 2h50min10. Tsega Gelaw Reta,compatriota da campeã, chegou em segundo. Com o tempo de 02h51min21, a queniana Irene Kemuto fechou o grupo das três primeiras colocadas. Entre os homens, Haile Haja Gemeda, da Etiópia, terminou em 02h23min56, seguido do queniano Dunca Cheruiyot 02h24min00 e do também etíope Gezahegn Alemayehu 2h24min11.
Cansada com a maratona de provas, Conceição Oliveira comentou estar feliz com o décimo lugar. Até competir nas ruas de Macau, a piauiense viajou mais de 18 mil km, com conexões em Dubai e Hong Kong, em pouco mais de 30 horas. A principal adaptação foi o fuso horário.
- Estou muito feliz por ter fechado mais uma prova das muitas que virão. A maratona de Macau trouxe experiências e conhecimentos, pois estou no país de potência no esporte. Por isso, está aqui foi um sonho realizado - comentou a corredora, ao lado do seu treinador Luiz Fernando Bernardi.
Férias?


Quando o assunto é o ranking da CBAt, Conceição Oliveira, terceira colocada, é cautelosa. Cansada com o ritmo das últimas provas, ela aguarda uma avaliação física após o décimo lugar da Maratona de Macau para decidir o futuro na penúltima prova, que será disputada no dia 9 de dezembro com realização da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte-MG.

- As primeiras posições do ranking ficaram complicadas. Teria que chegar em todas as provas finais à frente da segunda colocada, porém acabei sentindo o cansaço. Está nítido. Agora, depois da maratona de Macau, vou ver minhas reais condições – argumentou a corredora, acrescentando que junto com seu treinador, Luiz Fernando Bernardi, já tomou uma decisão:

- Conversei muito com meu técnico durante a viagem e decidimos que independentemente do resultado, vou tirar férias. Então, infelizmente, não farei a Corrida de São Silvestre. Ano que vem, quem sabe? – anunciou Conceição Oliveira.


Nas 27 etapas disputas ao longo do ano, a corredora piauiense pontuou em dezessete delas. As conquistas deram à Conceição 431 pontos. São 21 atrás da líder, a alagoana Marily dos Santos. A paulista, Roselaine de Sousa Silva, vice no ranking, tem 444 pontos, completando a equilibrada disputa.

Os dez primeiros colocados recebem da CBAt uma ajuda de custo mensal em 2013 por meio do Programa Nacional de Apoio a Corredores de Elite. Conceição Oliveira já foi campeã nos anos de 2005, 2008 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário