sábado, 1 de dezembro de 2012

Piauiense viaja 18mil km p/buscar lugar no pódio na Maratona de Macau

Em Macau, na China, a corredora piauiense Conceição Oliveira vive um sonho. Atual terceira colocada no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo(CBAT) Corredores de Rua, a atleta busca experiência em terras orientais. Do outro lado do mundo, Conceição briga contra o próprio corpo para superar os limites físicos e alcançar um pódio na Maratona Internacional de Macau, prova que compete neste sábado, às 19horas(horário de Brasília). Será mais um desafio no movimentado ano da atleta.
Dentro de uma semana, Conceição Oliveira chegou a disputar quatro provas: a Meia Maratona de Blumenau-SC, Jogos do Interior de S.Paulo(prova dos 10 mil e 5 mil quilômetros) e a Maratona de Curitiba. O cansaço, evidentemente, bateu e o desejo de férias é cada vez mais forte. Apesar da rotina de provas, Conceição acredita que ainda resta fôlego para mais uma etapa internacional de sua carreira.
- Hoje a maratona de Macau vai trazer experiência e conhecimentos, pois estou no país de potência no esporte. Por isso, está aqui é um sonho realizado. Mesmo ter participado de muitas competições este ano, o cansaço é nítido. Para se ter uma idéia, esta é minha quinta maratona, mas espero representar bem o meu país. Sem dúvida, esse vai ser meu grande desafio do ano - avalia a corredora, que já conquistou em 2012 a Maratona Sul-Americana, na Venezuela.
Em Macau, a principal dificuldade de Conceição foi a adaptação com o fuso horário - cerca de 10h a mais em relação à Brasília. Foram mais de 18 mil km de viagem, com conexões em Dubai e Hong Kong, e pouco mais de 30 horas de viagem. Foi difícil, mas a corredora piauiense afirma que se acostumou aos poucos.
- Nestes dias, às vezes acordo às 05h e não consigo dormir mais. O fuso horário é uma loucura. Apesar da viagem cansativa, está valendo muito a pena está em Macau. Cidade linda, diferente. Estou curtindo a viagem e vivendo um pouco da cultura chinesa, que por sinal é riquíssima - fala Conceição, que antes de correr pelas ruas da cidade aproveita para registrar pontos turísticos da cidade.

Ranking CBAT
Quando o assunto é o ranking da CBAT, Conceição Oliveira é cautelosa. Cansada com o ritmo das últimas provas, ela aguarda uma avaliação física após a Maratona de Macau para decidir o futuro na penúltima prova, que será disputada no dia 9 de dezembro com realização da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte-MG.
- As primeiras posições do ranking ficaram complicadas. Teria que chegar em todas as provas finais à frente da segunda colocada, porém acabei sentindo o cansaço. Vou esperar correr a maratona e ver minhas condições - argumentou a corredora, acrescentando que junto com seu treinador, Luís Fernando,tomou uma decisão:
- Conversei muito com meu técnico durante a viagem e decidimos que independentemente do resultado, vou tirar férias. Então, não farei a Corrida de S.Silvestre. Ano que vem, quem sabe? - anunciou Conceição Oliveira.
Nas 27 etapas disputadas ao longo do ano, a corredora piauiense pontuou em dezessete delas. As conquistas deram  à Conceição 431 pontos. São 21 atrás da líder, a alagoana Marily dos Santos. A paulista, Roselaine de Sousa Silva, vice no ranking, tem 444 pontos, completando a equilibrada disputa.
Os dez primeiros colocados recebem da CBAT uma ajuda de custo mensal em 2013 por meio do Programa Nacional de Apoio a Corredores de Elite. Conceição Oliveira já foi campeã nos anos de 2005,2008 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário