terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Conceição Oliveira encerra férias no Piauí por Maratona na Venezuela

Conceição Oliveira encerra férias no Piauí por Maratona na Venezuela.
Vencedora no atletismo e na vida passou infância em Piripiri e perdeu os pais cedo. Conheça sua história.

Bom filho quando a casa torna, já sabe como é. Mimo para lá, abraço para cá. Quando a filha é campeã sul-americana de atletismo e não vinha ao Piauí há dois anos, a saudade é ainda maior.Conceição Oliveira sentiu esse aconchego e o sabor da carne de sol ao chegar em Campo Maior para rever a família em dezembro.Mas o fim de férias da corredora teve de ser antecipado.
"Já engordei uns dois quilos. Tomei minhas cajuínas, comi tudo o que tinha direito. Agora comecei a dar uma diminuída nas guloseimas. Você chega aqui e é "come isso, como aquilo"., comenta a fundista, convidada para na Maratona de Caracas, na Venezuela, de onde saiu campeã e com o título continental em 2012.
O convite venezuelano pegou Conceição de surpresa e a contagem regressiva para a viagem a São Paulo, onde mora, já começou. "Eu queria voltar dia 20(de janeiro). Já não vai dar, por conta da maratona. Dia 15 já estou voltando para dar início aos treinos", afirmou em visita a redação do Cidadeverde.com nesta quarta-feira(9).

A Maratona de Caracas será a primeira prova de 2013 para Conceição Oliveira, que recorda o acolhimento recebido no ano passado. "incrível . Eles, no atletismo, valorizam muito", elogia. Terceira colocada no ranking nacional de corridas de rua, ela representa o Brasil na Venezuela no dia 26 de fevereiro.Depois descansa e se prepara para a Meia Maratona de São Paulo, dia 17 de março.

Volta às origens


Com as férias reduzidas, Conceição Oliveira acelerou a agenda de visitas aos parentes no interior do Piauí. Após passar dias em Campo Maior com a família da mãe, já falecida, e participar do Reisado em Boa Hora, a corredora segue nesta quinta-feira para o povoado Murici, em Piripiri, onde começou a plantar os frutos de sua vida no atletismo.
"Na verdade, eu jogava bola. A quantidade de primos era muito grande. A diversão que tinha era uma bola e eu estava no meio. Eu fazia tudo. Desde a defesa, meio de campo, ataque. Para mim, isso já foi uma descoberta. Uma hora eu estava na lateral, outra na defesa. Para o atletismo isso foi demais", avalia a corredora, que também ajudava na roça. Do Murici ao município vizinho de Capitão de Campos, eram 18 quilômetros, muitos percorridos de bicicleta no trabalho para ajudar a família, que vivia na região sem estrada e energia elétrica. Mas a infância também reservou dramas familiares. "Meu pai deixou minha mãe quando eu tinha 7 anos. Nunca mais eu o vi. Nem a família do meu próprio pai sabe onde ele se encontra", confessa Conceição Oliveira. Para completar, a mãe faleceu aos 36 anos, o que levou a estudante a morar em definitivo com a avó em Campo Maior para concluir os estudos. Antes de virar campeã das pistas, a piauiense morou com uma prima por três anos em Teresina. Depois, foi tentar a sorte em São Paulo, onde já está há duas décadas.
Planos para o futuro

Com contrato de um ano fechado com a Sociedade Esportiva Palmeiras, Conceição Oliveira deve disputar o Circuito Nacional de Corridas de Rua e outras provas importantes ao longo do ano. A São Silvestre, da qual teve de abdicar em 2012 em função do cansaço, passará a ser prioridade, com direito a uma preparação especial.
Aos 36 anos, Conceição já sabe que quer correr até os 40. Talvez, quem sabe, voltando ao Piauí. "Vai depender muito do futuro. Não sei o que vai acontecer daqui a quatro anos, que é o que eu pretendo correr ainda", finaliza.



Fábio Lima

fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário