sexta-feira, 15 de março de 2013

Conceição Oliveira inicia temporada e encara Meia Maratona de S.Paulo

O ranking da Confederação Brasileira de Atletismo(CBAt) Corredores de Rua do Brasil será aberto no domingo(17) com a Meia Maratona Internacional de São Paulo. E a corredora piauiense Conceição Oliveira - terceira colocada na temporada de 2012 - pretende iniciar o calendário com o pé direito.Será o primeiro desafio da atleta, que terminou na última segunda-feira(11) o treinamento base deste ano.
Na opinião da corredora, os 21 quilômetros da prova serão de avaliação.No retorno às competições no Brasil, Conceição admite que a velocidade ainda não está 100%. Ainda em busca da perfeição, a atleta explica que a Meia Maratona de São Paulo será um teste de resistência.
- É a primeira prova de resistência na temporada.Nunca corro bem, pois como a prova inicia o ano sinto ainda dificuldade na velocidade.mas vamos ver o que consigo fazer. Estou confiante. Nesse começo, os treinamentos de base focaram a resistência. Por isso temos que aprimorar a velocidade para fazer tudo bem feito e o rendimento não baixe, sem lesão, cansaço ou estresse. Acredito que em abril começa a temporada boa - comentou Conceição Oliveira.
Além da Meia Maratona, outras 31 etapas servirão de pontos para o ranking. Ao final das provas, os três mais bem colocados no masculino e no feminino receberão prêmios em dinheiro e os 10 primeiros nas duas categorias integrarão o Programa Nacional Caixa de Apoio aos Corredores de Rua de 2014.
Em 2012, Conceição terminou o calendário com 415 pontos - atrás da alagoana Marily dos Santos(512 pontos) e da campeã Roselaine de Sousa Silva(515 pontos). Sem fazer previsões, o circuito deste ano - na avaliação de atleta - será ainda mais competitivo.
- A expectativa sempre é a melhor, mas não devemos priorizar essa expectativa na cabeça. no início não dá para ter idéia de quem vai liderar, pois tudo é equilibrado e competitivo.Todos os atletas estarão retornando e a Meia Maratona será desafio para todos - considera Conceição Oliveira.
A prova
A largada para a Meia Maratona de São Paulo acontece às 7h10 na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. Os corredores passarão por pontos históricos, como a Avenida Rio Branco, Palácio dos Campos Elíseos, Estação da Luz e Monumento Duque de Caxias. No ano passado, o queniano Joseph Aperumoi(1:01:38) e Pasalia Chepkorir(1:12:29) venceram e estabeleceram novos recordes na competição. Já Marilson Gomes dos Santos, 2º colocado, e a piauiense Cruz Nonata da Silva,3ª, foram os brasileiros mais bem colocados.

Matéria: Josiel Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário