segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conceição Oliveira revela dicas para atletas do GP Teresina Corrida de Rua

Terceira melhor corredora do país em 2012 sugere hidratação,descanso e alimentação equilibrada. Cuidados com o corpo e mente são fundamentais.

Hidratação,descanso e alimentação equilibrada. Esses são os três pilares para a realização de um GP Teresina Corrida de Rua forte e sem problemas com o corpo. As dicas fundamentais são de uma corredora campeã: a piauiense Conceição Oliveira - líder do circuito brasileiro de corridas de rua nos anos de 2005,2008 e 2011 - revela como se preparar antes para o dia da prova. Exemplo de superação,a atleta alerta os cuidados para a prática esportiva aos iniciantes: calma e um passo de cada vez.

Antes de tudo, a empolgação para o começo da prova não deve atrapalhar o planejamento do percurso. Lembre-se: toda prova começa com uma caminhada leve, com aumento do ritmo apenas quando seu corpo estiver pronto, respondendo aos comandos. Para explicar essa dica, Conceição tem um exemplo que sofreu na pele: Na primeira prova da carreira, a piauiense correu sem orientador físico e chegou a passar mal, devido a uma febre muscular. Para não cair no mesmo erro, Conceição alerta:
- É fundamental a orientação de um profissional da área para que o atleta não misture a corrida com a empolgação. É o melhor caminho para um bom condicionamento. Sem esse profissional, complica um pouco. Recordo que na primeira corrida não tive um acompanhamento médico e comecei a correr sem parar. Tive febre muscular. Nunca esquecerei isso. Cheguei em casa totalmente acabada. Não estava acostumada a correr. Passei uma semana na cama, com febre e dores. Uma prova de 10km exige muito do organismo, por isso cautela - recomenda Conceição Oliveira.
Terceira colocada do ranking nacional de corredores da Confederação Brasileira de Atletismo(CBAt) do ano passado, Conceição revela ainda que os participantes prestem atenção com as respostas do corpo durante o percurso. Todos os cuidados são para um objetivo: não desistir da prova e ficar frustado pelo desempenho.
- O nosso corpo fala durante a atividade física. Batimentos acelerados do coração e fadiga, por exemplo, podem ser sinais de que é preciso moderar a passada. É sempre bom obedecer aos nossos estímulos para evitar um fim de prova precoce. Afinal, não somos uma máquina - comenta a atleta.
Paciência e persistência são fatores psicológicos, de acordo com Conceição Oliveira, necessitam de motivação. E, por último, vai o conselho de uma guerreira das provas de corrida de rua.
- O melhor caminho para uma qualidade de vida cheia de autoestima é a prática de atividade física. Começamos com um passo e depois sempre há um progresso. Em longo prazo a pessoa que pratica exercícios será beneficiada. É preciso, por isso persistência. Não desmotive - aconselha a atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário