sexta-feira, 21 de maio de 2010

Conceição Oliveira busca o Bi na Maratona de Porto Alegre


A Piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira fez uma preparação especial no primeiro semestre deste ano para chegar no auge de sua forma à cidade de Porto Alegre(RS) neste domingo(23/5) em busca do bicampeonato da Maratona de Porto Alegre.Entre as provas treino, estiveram a Maratona de São Paulo e a Meia Maratona de Foz do Iguaçu,além das disputas de 10km do Circuito Caixa.

"Na Maratona de São Paulo eu ia fazer um longão como treino, mas me senti bem e resolvi continuar até o fim",conta a fundista que pretendia abandonar o percurso pouco após a passagem pela marca da meia maratona."Como eu estava me sentindo bem e vi que estava entre as melhores colocadas,resoliv ir até o final", completa Conceição que finalizou em 10º lugar ao marcar 2h51min26.

Em 2009 ela foi campeã da Maratona de Porto Alegre com 2h43min25 e chegou à frente da experiente Rosa Jussara Barbosa(2h48min38) e de Luciana Beatriz da Luz(2h49min06)."Essa é uma prova muito boa para correr, pois o percurso ajuda, a temperatura é mais baixa nessa época do ano e a organização é ótima",enfatiza.

Ainda segundo Conceição, a largada às 07h ajuda bastante e a confiança por mais um título é grande: "A largada cedo valoriza muito os atletas.Ano passado me senti bem,cheguei inteira e se Deus quiser vou levar de novo", ressalta.

Após a disputa da prova sulista, Conceição se volta às provas do Circuito de Corridas da Caixa, mas não esquece o planejamento para mais uma maratona, a do Rio de Janeiro em 18 de julho. "Anualmente eu e meu técnico fazemos um planejamento para correr duas maratonas, a de Porto Alegre e a do Rio de Janeiro", salienta.

História - Conceição sempre foi amante do futebol,esporte que praticava na infância no Piauí, muito antes da paixão pelas corridas de rua." Eu sempre corria muito no campo e as outras meninas ficavam impressionadas como eu conseguia chegar rápido na bola", conta a fundista que ainda se considera uma boa jogadora.

Ela se mudou para São Paulo aos 17 anos, começou a trabalhar e nas horas vagas atuava num time de futebol salão amador. "Aos poucos as meninas foram casando,engravidando e o time se desfez", lamenta.

Há exatos 10 anos, porém, outro esporte, a corrida de rua, passou a fazer parte da rotina de Conceição,que se inspirou em Márcia Narloch."Um dia de manhã eu estava assistindo a Maratona de São Paulo na Tv, na época em que ainda transmitiam a prova feminina na íntegra, e pensei comigo mesma que eu podia correr muito mais do que a Márcia". Segundo ela, durante a transmissão uma treinadora explicou que a corrida era um esporte barato,fácil de praticar, então ela se empolgou e saiu para correr nas ruas do bairro.

"Vesti um shorts,um tênis e saí acelerada.Claro que eu fiquei tão cansada, que não aguentei voltar correndo e tive que caminhar para casa de volta, diverte-se. Quando o marido chegou em casa ela logo contou a novidade. Ele me perguntou se eu tinha corrido os 42 quilômetros, mas como eu não tinha noção da distância, disse para ele medir com o odômetro do carro e, eu tinha feito pouco mais do que um quilômetro",completa.

Ela não desistiu,começou a treinar a sério e hoje é uma das principais fundistas brasileiras.Em 2008, ela foi campeã do Ranking Caixa/CBAT, que premia ao final do ano os melhores fundistas com patrocínio da Caixa Econômica Federal para o ano seguinte;enquanto em 2007 e ano passado foi vice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário