quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conceição Oliveira, corre pelo tricampeonato em P.Alegre, no Circuito Caixa

A atleta Palmeirense venceu duas vezes na capital gaúcha e chega à prova deste domingo (2/9) como uma das favoritas, ao lado de Marily dos Santos, líder do ranking brasileiro.

S.Paulo - Correr " sem pensar em nada" é a receita de Conceição Oliveira para brigar pelo tricampeonato no Circuito de Corridas CAIXA em Porto ALegre, neste domingo(2/9). A piauiense já venceu a etapa duas vezes, em 2008 e 2009, e fez um trabalho de fortalecimento para ganhar velocidade e encarar adversárias como Marily dos Santos, líder do ranking brasileiro de corrida de rua. A prova, considerada a mais rápida da competição, terá largada às 09hs na Av.Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, e percursos de 5km e 10km.
"Tudo na prova de Porto Alegre é muito favorável. O clima é bom, o percurso é bem rápido. E já sei que o nível estará super forte. Por isso, não tem muito o que pensar, é largar forte e chegar forte", destaca Conceição Oliveira.
A piauiense se mostra muito à vontade na capital gaúcha. Além das duas vitórias no Circuito CAIXA,foi campeã da Maratona de Porto Alegre em 2009, prova em que conquistou a medalha de bronze este ano. "Sempre que vou para lá, fico mais confiante, com a positividade muito mais aflorada", conta.
Depois de um primeiro semestre dedicado às provas mais longas, Conceição preferiu descansar entre junho e julho. Agora, o treinamento está focado no fortalecimento e na busca por velocidade. " Como disputei várias maratonas e meias maratonas, o desgaste acabou sendo maior. Sinto que o segundo semestre, que concentra as provas mais rápiddas e mais duras, está sendo melhor para mim, avalia a fundista, quarta colocada do ranking nacional, com 248 pontos.
A atleta ganhou um novo ânimo nesta temporada ao iniciar um projeto de atletismo junto ao seu clube do coração, o Palmeiras. "Estou muito otimista com o projeto do Palmeiras, que deve crescer no próximo ano, e orgulhosa por estar vestindo a camisa do time nas corridas pelo Brasil", finaliza.

Oito primeiras do ramking nacional em Porto Alegre.

Conceição Oliveira terá entre suas adversárias na prova de Porto Alegre, as fundistas mais bem colocadas no ranking brasileiro de corrida de rua. Quem encabeça o pelotão de elite feminino é outra favorita ao pódio. Marily dos Santos, que no último domingo venceu a corrida Duque de Caxias, em Jacobina, tem uma boa folga na liderança, com 334 pontos, 44 à frente da vice-líder Roselaine de Souza Silva, quem também estará na prova.
Além delas, a disputa feminina terá Maria Zeferina Baldaia, vencedora da etapa gaúcha em 2010 e atualmente a terceira do rannking, com 263 pontos, Gisele Barros de Jesus (5ª, com 179 pontos), Edielza Guimarães(6ª, 167 pontos) e Marluce Queiroz(7ª, 132 pontos). Fechando o grupo Sueli Pereira volta ao Circuito Caixa para refletir o feito de 2011, quando venceu a prova com 34min19, segundo melhor tempo da competição entre as brasileiras, atrás apenas do recrode de Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha(33min46 também em Porto Alegre, em 2007). Nesta temporada, quem superar a marca de Pretinha ganha um prêmio extra de R$1.500,00.
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito Caixa conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.
O Circuito Caixa é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. EM Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, além da supervisão técnica da CBAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário